07/02/2017 10:00

ESPAÇO DO CONHECIMENTO ABRE CHAMADA TEMÁTICA EM COMEMORAÇÃO AOS 90 ANOS DA UFMG

Pesquisadores poderão divulgar resultados de investigações científicas no telão voltado para Praça da Liberdade; inscrições estão abertas até 30 de março

Tornar o conhecimento acessível ao público é o objetivo primordial do Espaço do Conhecimento UFMG, que tem um local privilegiado de diálogo com quem passa pela Praça da Liberdade: a Fachada Digital. O telão voltado para fora do museu é lugar de socialização do saber e, a partir de julho, estará ocupado com imagens e sons oriundos de investigações científicas.

Em comemoração às nove décadas de existência da Universidade Federal de Minas Gerais em 2017, o museu abre a chamada temática UFMG 90 Anos: A Pesquisa Científica e Cultural. Até 30 de março, estão abertas as inscrições para propostas de professores, alunos e técnicos que queiram exibir resultados de pesquisas acadêmicas das mais diversas áreas do conhecimento.

As propostas devem se apropriar do meio audiovisual para divulgar a produção científica e cultural da UFMG em linguagem acessível ao público leigo. Estão elegíveis vídeos, animações, motion design, conjuntos de imagens estáticas (como ensaios fotográficos ou ilustrações), conteúdos sonoros, documentários e filmes de ficção, dentre outros. Os projetos devem atender aos critérios do Regimento Interno do Conselho do Planetário e da Fachada Digital, que pode ser consultado aqui.

A inscrição é aberta a qualquer pessoa acima dos 18 anos, e a submissão de grupos deve ser feita por um de seus integrantes. A proposta é realizada exclusivamente online, através de um formulário, que pode ser acessado aqui. No caso de materiais já finalizados, o link para avaliação do produto final deve ser disponibilizado. Para os conteúdos em desenvolvimento, devem ser apresentados elementos de pré-produção que permitam o entendimento da proposta, como roteiros, estudos, diagramas, rascunhos, storyboardsteasers, trechos do material bruto ou fotografias.

As propostas serão avaliadas e selecionadas pelo Conselho Curatorial do Planetário e da Fachada Digital, que poderá selecionar quantas propostas considerar adequadas e aptas a integrar a programação especial UFMG 90 Anos: A Pesquisa Científica e Cultural. O resultado será divulgado em 31 de maio.

Informações Adicionais

Local:

Espaço do Conhecimento UFMG

Endereço

Praça da Liberdade, nº 700 - Savassi

Horário

10h00

Data

De 07/02 até 30/03

Preço:

Gratutito