03/01/2017 10:00

MAGIA, AVENTURA E SERES FANTÁSTICOS POVOAM O CÉU DE BH NAS FÉRIAS

Ao olhar para o céu, é possível ver e imaginar muito além do que os nossos olhos conseguem enxergar. Além do Sol, da Lua e dos planetas, o firmamento abriga inspiração, sob a forma de estrelas e constelações, para criação de seres sobrenaturais com poderes mágicos. Em uma mistura pouco convencional, mas muito bem recebida pelo público, a astronomia pode ser explorada de forma lúdica e envolvente, ganhando uma pitada a mais de emoção, aventura e muita diversão. Personagens como Sirius Black e Bellatrix Lestrange, da saga Harry Potter, podem ser explorados como nunca antes na forma de estrelas. Os astros que batizam os nomes desses e outras famosas figuras da literatura infanto-juvenil poderão ser vistos no céu até o outono, no início da noite.

Personagens mitológicas que habitam o nosso imaginário e diversas narrativas fantásticas, como Perseu e sua amada, Andrômeda, salva por ele de um terrível monstro marinho, estarão mais perto em forma de constelações. Quem viu o filme Fúria de Titãs, que conta o mito do semideus que decapitou medusa, vai se surpreender como essas figuras da mitologia grega estão logo ali, no céu de BH.

A sessão do Planetário O Céu de Belo Horizonte alia o conhecimento científico a narrativas mágicas e fantásticas da cultura pop. Ao observar o céu e os milhares de astros que nele vivem, o público poderá ficar ainda mais perto dos seus personagens preferidos. Na projeção, é apresentado o céu do dia na capital mineira com os planetas, a Lua e suas fases, a movimentação do Sol e mais de 7 mil estrelas aparentes. Até 24 de fevereiro, a sessão é exibida às quartas e sextas-feiras, às 16h, aos sábados, às 19h, e aos domingos, às 13h. Confira aqui informações sobre preços e regulamento de meia-entrada.

Além das sessões diárias do Planetário, o Núcleo de Astronomia do museu também oferece nessas férias oficinas para todas as idades que exploram temas diversos de forma lúdica e interativa, como as fases da Lua, a formação de constelação de estrelas e a construção de equipamentos que permitem explorar os espectros da luz. As atividades acontecem de terça-feira a domingo e são gratuitas. Para mais informações, a programação completa aqui.

Informações Adicionais

Local:

Espaço do Conhecimento UFMG

Endereço

Praça da Liberdade, nº 700 - Savassi

Horário

10h00

Data

De 03/01 até 24/02

Preço:

Gratuito