18/05/2017 19:30

Seminário às Quintas - Coordenadas Geográficas e Projeções, do Renascimento à atualidade

O MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, em parceria com o Centro de Referência em Cartografia Histórica da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, oferece, no dia 18 de maio, às 19h30, a palestra “Coordenadas Geográficas e Projeções, do Renascimento à Atualidade: contribuições da Cartografia de Precisão e controvérsias”, dentro do projeto Seminário às Quintas, realizado pelo Centro de Referência em Cartografia Histórica.

A palestra será ministrada pela Profa. Márcia Maria Duarte dos Santos, coordenadora de Ação Educativa do Centro de Referência em Cartografia Histórica da UFMG e abordará a redescoberta do traçado de redes de paralelos e meridianos, das medidas de latitude e longitude, e de projeções, heranças da antiguidade clássica, tendo em vista notáveis exemplos de mapas mundi, planisférios e mapas regionais do planeta, tanto históricos, como atuais. Para tanto, considera-se os avanços alcançados, por meio dessas contribuições, particularmente em termos da precisão e da acurácia, entre outras propriedades das representações, ressaltando-se possibilidades de usos controversos e, ou suscetíveis de interpretações equivocadas, dos recursos do paradigma cartográfico em questão.

Márcia Maria Duarte dos Santos possui mestrado e doutorado, em Geografia (Organização do Espaço), pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora aposentada do Departamento de Geografia, do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais, atualmente presta serviço voluntário no centro de Referência em Cartografia Histórica, situado no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, como coordenadora de ações educativas. Atua e tem publicado, nos seguintes eixos temáticos: Cartografia e Geografia Histórica de Minas Gerais; Cartografia Histórica Luso-Portuguesa; Toponímia Histórica de Minas Gerais; Educação Cartográfica e Educação em Museus.

Informações Adicionais

Local:

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Telefone

3516-7200

Endereço

Praça da Liberdade, s/n, Funcionários - Prédio Rosa

Horário

19h30

Data

De 18/05 até 18/05

Preço:

Entrada Franca. Sujeito à lotação.