27/05/2017 14:00

Uma Tarde no Museu de maio celebra a Semana Mundial do Brincar

Em maio, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal integra as ações da Semana Mundial do Brincar e oferece, em parceria com a Aldeia Jabuticaba, Instituto O Pequeno Pajé e Na Pracinha, uma programação especial no Uma Tarde no Museu. No dia 27/05, das 14h às 18h, tem muita brincadeira para crianças e suas famílias aproveitarem.

Confira a programação e venha se divertir com a gente! Entrada gratuita, sujeito à lotação do espaço.

Aldeia Jabuticaba:

14h às 17h: Instalação “Pequenos Construtores”
Objetos, blocos, caixas, tecidos para as crianças montarem, desmontarem, criarem e recriarem, estimulando a imaginação e a criatividade, criando cenários para brincar à partir de materiais simples e não estruturados.

17h: Show com a banda “Pá Tum Pléin”
No repertório, músicas conhecidas pelo público infantil como Alecrim, Borboletinha, Seu Lobato, O Sapo Não Lava o Pé, Fui Morar Numa Casinha, Brincadeira da Estátua, Plunct-Plact-Zum, Super Fantástico, Lindo Balão Azul, além de músicas autorais. Todas as músicas ganharam uma roupagem nova exatamente para serem apreciadas também pelos adultos que facilmente reconhecerão os famosos “riffs” de músicas como “Twist and Shout”, “Get Back” e “Hey Jude” dos Beatles, “Don’t Worry, Be Happy” do Bobby Mcferrin, “Johnny B. Goode” do Chuck Berry, o tema original do Batman e etc. Além da parte musical, o show “Pá-Tum-Plein e o Dr. Trapizomba” também se destaca pelo lado teatral que leva as crianças a mergulharem no mundo da imaginação ao mesmo tempo que diverte os adultos.

Na Pracinha:

Das 14h às 15h: Livroteca + Músico Pai

Das 16h às 17h: Feira de troca de livros e brinquedos
Evento que tem como objetivo promover o contato das crianças com a literatura infantil, incentivando a criatividade, a ludicidade e a imaginação, além de aproximar as famílias através da vivência em conjunto.

Instituto O Pequeno Pajé:

Das 14h às 16h: Rá Ré Ri Ró Rua
O Rá Ré Ri Ró Rua é um projeto que incentiva a ocupação dos espaços públicos pelas crianças, resgatando a cultura das brincadeiras de rua e incentivando a criação de espaços de convivência, desenvolvimento e brincadeira para o publico infantil de forma gratuita e saudável. O projeto promove o encontro entre gerações onde adultos e crianças brincam juntos e compartilham experiências e saberes, exercitam a troca e estabelecem afetos.

Das 16h às 17h: Oficina de “Ratinho Voador”

 A Semana Mundial do Brincar

Criada pela Aliança pela Infância com o intuito de conscientizar a sociedade sobre este importante fazer da infância que é o brincar, e que é um direito político, garantido em diversos instrumentos formais de proteção à infância, a Semana Mundial do Brincar vem sendo comemorada em todo o território nacional. Em 2017, o tema é “O brincar que encanta o tempo”, dando continuidade ao tema de 2016, que foi “O brincar que encanta o lugar”.

Infelizmente, o brincar livre, com fim em si mesmo, tem perdido espaço na vida contemporânea. Por isso, as ações desta semana são tão relevantes, já que mobilizam e reúnem diversos atores sociais. É preciso lembrar aos adultos da importância da preservação e do respeito ao tempo de brincar da criança – um tempo de qualidade, com a presença e a atenção dos adultos que a cercam.

Essa semana trata do brincar como instrumento de expressão e desenvolvimento da criança; resgate cultural das brincadeiras e vivências lúdicas tradicionais; fonte de aprendizado, transmissão de saber e educação para todos; expressão cultural que promove encontros intergeracionais; que cria vínculos sociais e de comunicação; é fonte de lazer e prazer. A Semana Mundial do Brincar é, portanto, uma campanha de mobilização social que requer a participação de todos, com ações que promovam o brincar em suas diferentes formas, além de debates, exposições, palestras, etc., nos mais variados espaços.

Informações Adicionais

Local:

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Telefone

3516-7200

Endereço

Praça da Liberdade, s/n, Funcionários - Prédio Rosa

Horário

14h00

Data

De 27/05 até 27/05

Preço:

Entrada Franca. Sujeito à lotação.