19/09/2017 10:00

Museu Mineiro realiza várias atividades durante a 11ª Primavera dos Museus

O Museu Mineiro preparou uma série de atividades que integram a programação da 11ª  Primavera de Museus organizada anualmente pelo Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM.  Exposição, apresentação musical, oficinas e workshop são algumas das atividades que o público terá a sua disposição entre os dias 19 e 23 de setembro.

Confiram nossa programação e participem.

Oficina de Monotipia

Data: 19 de setembro

Horário: 14h30 às 17h

Descrição: Monotipia é uma técnica artística de gravação e impressão que utiliza papel e tinta para produzir obras de arte de forma criativa e divertida. A oficina será ministrada pelos educadores do Museu Mineiro e é direcionada para adultos e jovens a partir de 10 anos.

Vagas limitadas

Inscrições gratuitas pelo site: https://goo.gl/zyDWsv

 

Oficina Topiárias  

Data: 20 de setembro

Horário: 14h30 às 17h

Descrição: Topiária é a arte de podar plantas de maneira orrnamental, dando forma artísticas a elas. No artesanato as topiárias ganham forma a partir de flores feitas de papéis, com técnicas de corte e colagem, criando lindos arranjos decorativos. A oficina será ministrada pelos educadores do Museu Mineiro e é direcionada para jovens e adultos

As vagas limitadas.

Inscrições gratuitas pelo site: https://goo.gl/SUWiXE

 

Grupo Música Figurata - “Cantatas e duetos de Alessandro Scarlatti”

Data: 20 de setembro

Horário: 20h

Valor: R$ 20 (interira)  R$ 10 (meia)

Venda: https://www.sympla.com.br/cantatas-e-duetos-de-alessandro-scarlatti__182950

Lotação do espaço: 90 pessoas

Descrição: O Musica Figurata apresentará pela primeira vez em Belo Horizonte cantatas e duetos, como Mondo non più, cantata que estava perdida há mais de 70 anos. Serão apresentados também os duetos Marc’antonio e Cleopatra e Questo silentio ombroso que ilustram a genialidade desse compositor.

  

Abertura Exposição – Arte para uma cidade sensível

Data: 21 de setembro

Horário: 19h

Entrada: Gratuita

Descrição: Com curadoria de Brígida Campbell e a participação de 18 artistas e coletivos de diversas partes do país, a mostra “Arte para uma cidade sensível”  pretende mostrar um panorama da arte realizada no espaço público brasileiro nos últimos anos e possui registros de intervenções, instalações e vídeos. Além da exposição, faz parte da programação, uma série de encontros e palestras com artistas e profissionais do campo das artes visuais.

 

Oficina – Como seu Museu

(oficina faz parte da programação associada do Museomix)

Data: 22 de setembro

Horário: 14h às 19h

Descrição: Numa perspectiva de aproximar os visitantes aos espaços museais, a partir de suas experiências em outros espaços públicos, os participantes da oficina serão convidados a conhecerem os conceitos de espaços e objetos museais, estrutura, conservação, acervo, etc. A partir de uma breve apresentação, os participantes terão a oportunidade de planejar espaços museológicos alinhados com as experiências e percepções utilizando materiais alternativos na apresentação das propostas.

Vagas limitadas

Inscrições gratuitas pelo site: https://goo.gl/sYUqQP

 

Oficina – Arte Colaborativa na Cidade

Programação associada à exposição temporária Arte para uma cidade sensível

Data: 22 de setembro

Horário: 14h às 18h

Descrição: atividade será realizada pelo grupo GIA (Grupo de Interferência Ambiental)-  formado por artistas visuais, designers, arte-educadores e músicos que têm em comum, além da amizade, uma admiração pelas linguagens artísticas contemporâneas e sua pluralidade, mais especificamente àquelas relacionadas à arte e ao espaço público.

Vagas limitadas – 15 participantes

Inscrições gratuitas -  https://goo.gl/hrfxjk

 

Workshop – Adote um Jardim

Programação associada à exposição temporária Arte para uma cidade sensível

Data: 23 de setembro (sábado)

Horário: 13h30 às 19h

Descrição: a atividade será realizada pelo  Grupo Fora, coletivo de Florianópolis composto por Bruna Maria Maresch, Camila Argenta, Gabriel Pundek e Nara Milioli. O grupo desenvolve projetos artísticos a partir de passeios por áreas esquecidas, abandonadas, ermas ou renegadas da cidade. O workshop do coletivo prevê o compartilhamento do processo do trabalho realizado na exposição, “Adote um Jardim”, e a realização de uma publicação. O trabalho do grupo funcionará como espaço de troca de objetos, narrativas de jardim e saberes relacionados às plantas e seus usos.

Vagas limitadas – 15 participantes 

Inscrições gratuitas: http://foragrupo.hotglue.me

 

 

Informações Adicionais

Local:

Museu Mineiro

Telefone

(31)3269-1103

Endereço

Av. João Pinheiro 342 - Funcionários

Horário

10h00

Data

De 19/09 até 23/09

Preço:

Entrada Gratuita