01/11/2017 12:00

A matemática e os minerais estão em tudo

Em 2017, o tema da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontece de 23 a 29 de outubro, é: “A Matemática esta em tudo”. Conforme o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação, “conhecida como ‘a ciência das ciências’ e por outro lado, não reconhecida como ciência por outros, a Matemática tem tantas definições quanto aplicações, e é tão útil quanto prazerosa. Ela explora o raciocínio lógico e abstrato, e é usada como ferramenta essencial em incontáveis áreas do conhecimento humano, como a Física, Biologia, Química, Engenharia, Economia, Administração de negócios, Artes, Agricultura e até a Medicina. Ela está tão presente na nossa vida cotidiana, que, às vezes, a gente nem nota.”

Portanto, assim como o metal e os minerais, a matemática está presente em nosso cotidiano de forma tão intensa que, por vezes, nem notamos. Se a “matemática está em tudo”, será que ela também está presente na Geologia? Como a matemática pode nos auxiliar na compreensão do universo dos minerais e do metal? Como essas duas ciências dialogam?

Pensando nessas questões, as ações educativas oferecidas pelo Educativo do MM Gerdau, que acontecem no Ateliê Científico nos meses de outubro e novembro, utilizarão dessa ciência como ferramenta para explorar mais sobre o mundo das minas e do metal. Também contarão com a parceria dos centros universitários Newton Paiva e UNA, que trarão uma série de atividades com enfoque na tecnologia, que também tem a matemática como princípio.

Oficinas

Geometria dos Minerais

Data: Às sextas ( 10, 17 e 24/11), das 13 às 17h30, e na quinta, 09/11, das 16h às 19h

Faixa etária: Livre

Você já ouviu falar em hábito mineral? O hábito se refere à forma ou aparência externa de um mineral e é definido conforme a sua organização atômica. A cristalografia estuda justamente os diferentes arranjos atômicos dos elementos químicos que constituem os compostos sólidos. Algumas dessas formas são facilmente reconhecíveis, além de estarem presentes no nosso cotidiano, são geométricas. Você quer tentar reconhecer algumas dessas formas e entender mais sobre o mundo mineral? Com o auxilio de diferentes recursos lúdicos e materiais, os visitantes poderão reproduzir as formas geométricas que ocorrem em alguns minerais e explorar este universo, conhecendo seus hábitos e algumas das suas aplicações.

 

Game Lab – Centro Universitário UNA

Data: 07 e 15/11, das 14 às 16h

Faixa etária: A partir de 15 anos

Vagas limitadas. Sujeito à lotação do espaço

Meetup para aprender, compartilhar e se desafiar. Com a proposta de abordar o desenvolvimento de jogos, a oficina será ministrada por Flávio Augusto Rezende Calado, mestre em Engenharia Elétrica, graduado em Sistemas da Informação, com experiência de dez anos em análise e desenvolvimento de sistemas, atuando há três anos como Gerente de Projetos em projetos de pesquisa em conjunto com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente, é professor do Curso de Sistemas de Informação e Engenharia de Produção do Centro Universitário UNA.

 

Criação de Aplicativos para Android – Centro Universitário UNA

Data: 08/11 e 14/11, das 14 às 16h, e 09/11, das 19 às 21h

Faixa etária: A partir de 15 anos

Vagas limitadas. Sujeito à lotação do espaço

Experiência prática de criação de aplicativos para o sistema Android de forma fácil, lúdica e divertida, a ser ministrada por Humberto Azevedo Nigri do Carmo, bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006). Atualmente, é professor do Centro Universitário UNA e Servidor Público no TJMG, atuando como analista de sistemas. Tem experiência de 30 anos em desenvolvimento de sistemas e software Básico, e 12 anos no ensino superior em computação.

 

Impressão em Fatias – Centro Universitário Newton Paiva

Data: 16/11, das 16 às 21h, e 22/11, das 13 às 17h30

Faixa etária: A partir de 8 anos

Vagas limitadas. Sujeito à lotação do espaço

Para entender o funcionamento de uma impressora 3D, o participante recebe um quebra-cabeça de uma figura 3D, em fatias, devendo construir o objeto proposto no menor tempo.

Plotter Humana – Centro Universitário Newton Paiva

Data: 21 e 29/11, das 13 às 17h30

Faixa etária: A partir de 8 anos

Vagas limitadas. Sujeito à lotação do espaço

Os participantes são divididos em duplas, onde um será o software e o outro, o hardware. O

hardware fica com os olhos vendados, tentando desenhar um objeto narrado pelo software,

com direções.

Arduíno Armbot – Centro Universitário Newton Paiva

Data: 23/11, das 16 às 21h

Faixa etária: A partir de 14 anos

Vagas limitadas. Sujeito à lotação do espaço

Oficina de arduíno para a montagem de um braço robótico, utilizando servos motores e alavancas analógicas.

Holograma de Bolso – Centro Universitário Newton Paiva

Data: 30/11, das 16 às 21h

Faixa etária: A partir de 8 anos

Vagas limitadas. Sujeito à lotação do espaço

Montagem e compreensão do funcionamento de uma plataforma de hologramas, que utiliza de um smartphone para criar hologramas tridimensionais.

Exposição

Coleção do Mês: “A Geometria dos Minerais”

Data: De 10 de outubro a 30 de novembro

Horário: De terça a sexta, das 13 às 17h30, e às quintas, das 16 às 21h

A exposição desse mês tem o objetivo de apresentar ao visitante alguns minerais que possuem na sua aparência externa, ou seja, no seu hábito, formas geométricas definidas, como a Calcita, a Magnetita, a Fluorita, o Cristal de Quartzo, a Pirita, entre outros.

Entrada gratuita. Vagas limitadas. Sujeito à lotação do espaço.

 

Informações Adicionais

Local:

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Telefone

3516-7200

Endereço

Praça da Liberdade, s/n, Funcionários - Prédio Rosa

Horário

12h00

Data

De 01/11 até 30/11

Preço:

Entrada Franca. Sujeito à lotação.