07/12/2017 19:30

Noite especial com o Instituto Cultural Casarão das Artes

No dia 07 de dezembro, às 19h30, o Instituto Cultural Casarão das Artes realizará no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, o lançamento da 8ª edição da Revista Canjerê, do livro “Poetizar com João”, de João Lucas, e do jornal Malungo.

Na ocasião, haverá sessão de autógrafos do primeiro livro de poemas do jovem João Lucas, além de performance do escritor, que é também ator, da sua irmã e atriz, Raisla Maria, e de mais duas crianças, Aisha Zahi e Sarah Silva, que são cantoras.

O projeto dá seu primeiro passo com o lançamento do livreto “Poetizar Com João”, sendo os primeiros poemas de sua autoria. Segundo o autor, “quando escrevi a primeira poesia, com 11 anos, ainda não tinha ideia de como escrever é maravilhoso, aí fui escrevendo e aprendendo, e entendi que a poesia é um jeito de me expressar para o mundo, mostrar minha visão, sonhos e sentimentos.”

Já o jornal Malungo, projeto elaborado pelo designer Matheus de Souza Viana, é a síntese do trabalho de conclusão de curso em design de Matheus pela Universidade Federal de Minas Gerais. O resultado desse trabalho é um jornal que tem como objetivo levantar reflexões sobre a presença do design gráfico no combate ao preconceito racial negro. A edição de número um do Malungo traz uma entrevista com Rosália Diogo, a apresentação de uma renomada designer, um compilado com as vozes de quatorze estudantes negras falando sobre o ensino de design, quatro estereótipos racistas usados pela mídia, a apresentação da uma livraria e diversas outras provocações gráficas.

O evento é uma realização do Instituto Cultural Casarão das Artes, que foi fundado em 2013. A instituição ganhou destaque no cenário cultural de Belo Horizonte por meio da valorização da arte, música, moda, literatura e culinária. O Instituto nasceu com o intuito de valorizar e promover a cultura africana e afro-brasileira, além de contribuir para o enfrentamento do racismo na sociedade brasileira.

Entrada gratuita. Sujeito à lotação do espaço.

 

Informações Adicionais

Local:

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Telefone

3516-7200

Endereço

Praça da Liberdade, s/n, Funcionários

Horário

19h30

Data

De 07/12 até 07/12

Preço:

Entrada Franca. Sujeito à lotação.