27/04/2017

Circuito Liberdade participa da segunda edição do Pint of Science

Circuito Liberdade participa da segunda edição do Pint of Science

Conversar sobre ciência em bares e restaurantes é a proposta do evento

Durante três noites pesquisadores, estudiosos e curiosos se juntam nos restaurantes e bares da cidade para debater sobre o mundo científico. Essa é a proposta do festival internacional de divulgação científica “Pint of Science”, que acontece nos dias 15, 16 e 17 de maio, das 19h30 às 21h. No Circuito Liberdade, o evento acontece no Café com Letras do CCBB e na cafeteria do MM Gerdau- Museu das Minas e do Metal. Internet, mineração e energia nuclear estão entre os assuntos que serão abordados.

No último ano o evento aconteceu em sete cidades brasileiras, nessa edição serão 21 cidades participantes, ampliando assim o número de pessoas envolvidas. A expectativa é que mais pessoas participem como comenta Marina Andrade coordenadora do projeto em Belo Horizont

“A expectativa para essa edição é enorme. Devido ao sucesso do ano passado, nós aumentamos e ampliamos a programação. Na última edição nós recebemos cerca de 2 mil pessoas, esse ano a expectativa é receber o dobro”, diz Marina.

Para a coordenadora, trazer esse tipo de debate para um ambiente mais descontraído democratiza e amplia a discussão sobre ciência. “Quanto mais o tema se aproxima da população maior é o empoderamento e a possibilidade de escolha das pessoas”, afirma Marina. “Além disso, esse tipo de iniciativa possibilita a desmitificação da profissão do cientista. Com isso nós esperamos que mais pessoas conheçam a temática e que cada vez mais pessoas se interessem pela vida científica”, reitera.

Da Inglaterra para o mundo 

A primeira edição do “Pint of Science” aconteceu na Inglaterra, em maio de 2013. A ideia surgiu um ano antes, quando dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com pesquisadores.

Nesse encontro, pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos pesquisadores e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam. A experiência foi tão inspiradora que os dois decidiram propor um evento em que os pesquisadores poderiam sair de seus laboratórios para conversar diretamente com as pessoas. Nasceu, assim, o “Pint of Science”.

Em Belo Horizonte, o evento será realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e conta com a colaboração da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

Confira a programação no Circuito Liberdade:

 

Cafeteria MMGerdau

Segunda-feira 15/05

Automatização de tudo? Big Data, Machine Learning, Internet das Coisas e Internet Preditiva

Terça-feira 16/05

Fábrica de Musas e Monstros: fisiologia do esporte e Modismo na dieta

Quarta-feira 17/05

Mineração do futuro: uso de rejeitos e resíduos

Café com Letras

“Minas são muitas, né não, sô?” A ciência do mineirês

Energia Nuclear: aplicações, possibilidades e mitos

O mundo vai desaparecer? Inovação e novos modelos de economia

 

 

 

 

 

 

 

Faça um Comentário:

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *