Circuito Liberdade lança inscrições para a maratona criativa Museomix

 

No 2º Apéromix, maratonistas criativos internacionais irão compartilhar sua experiência com a comunidade Museomix MG

 

A comunidade  Museomix MG se reúne nesta quarta-feira (23/08), no Guaja, a partir das 19h, para  o 2º Apéromix. O encontro terá a presença de museomixers globais: os franceses Marialya Bestougeff, Christophe Monnet e Célia Ligeon. O tema do bate papo é tecnologia, cultura e inovação para  a concepção de museus mais participativos. Será um momento  para trocar ideias para a construção e desenvolvimento do primeiro Museomix no Brasil e na América Latina e que terá edição em  Minas Gerais, realizado no Circuito Liberdade, dias 10, 11 e 12 de novembro. Na ocasião, também será anunciada a abertura das inscrições para quem quiser participar da maratona criativa em Belo Horizonte. Os interessados poderão se inscrever pelo site www.museomix.org, de 1º a 30 de setembro. As vagas são limitadas e organizadas a partir de habilidades. A participação é gratuita.

O Museomix acontece simultaneamente em outros 13 lugares do mundo e é feito por uma comunidade diversificada de designers, artesãos, programadores, mediadores, comunicadores e artistas, amadores ou profissionais, que partilham o desejo de construir um museu aberto, conectado e participativo: o museu do futuro. Unindo ideias engenhosas e ferramentas tecnológicas, como impressoras 3d e máquinas de corte a laser, os participantes - chamados de “museomixers” - imaginam e constroem dispositivos inovadores de mediação entre acervos e visitantes.

O projeto teve origem na França, em 2011, e desde então já aconteceu em oito países e 43 museus. Em Belo Horizonte, o Museomix será realizado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), por meio do Circuito Liberdade, e pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência,Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes). O projeto conta também com a parceria da Embaixada da França no Brasil, do BDMG Cultural, do Centro Universitário Newton Paiva e das faculdades UNA e  UniBH, além de empresas e entidades.

Museomix no Rainha da Sucata

O coração do Museomix MG - Circuito Liberdade será o Rainha da Sucata, projeto da década de 1980, assinado pelos arquitetos Sylvio de Podestá e Éolo Maia. O edifício se destaca pela concepção ousada e pelo uso de materiais diversos e cores fortes nas fachadas, em estilo pós-modernista. A diversidade de elementos, formas e cores revela a opção arquitetônica pelo emprego de materiais marcadamente regionais, como o quartzito, a ardósia, a pedra-sabão e o aço produzido nas siderúrgicas mineiras. Sua altura e seu volume acompanham as dimensões dos prédios históricos que compõem o conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade, buscando um diálogo com seu entorno imediato.

 Além da maratona criativa de três dias, o Museomix 2017 Circuito Liberdade irá trazer ao público uma extensa programação associada, a partir de setembro, com atividades gratuitas voltadas para a temática cultura, tecnologia e inovação. Serão oficinas, palestras, mostras e diversas atrações para todas as idades, realizadas nos espaços culturais do Circuito Liberdade. A programação será divulgada em breve no site www.circuitoculturalliberdade.com.br.

 

Serviço:

2º Apéromix

- Bate-papo sobre o Museomix com a presença de museomixers globais: Marialya Bestougeff, Christophe Monnet, Célia Ligeon.

- Lançamento das inscrições para a maratona criativa Museomix

Local: GUAJA.  Av. Afonso Pena, 2881 - Centro, Belo Horizonte – MG.  Telefone: (31) 2127-1517

Entrada gratuita

 

 

 

Faça um Comentário:

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *