11/11/2017

Museomix Circuito Liberdade conecta pessoas e ideias até este domingo

Museomix Circuito Liberdade conecta pessoas e ideias até este domingo

Protótipos desenvolvidos durante a maratona criativa internacional poderão se tornar projetos permanentes

  

O Circuito Liberdade realiza até este domingo (12/11) a primeira edição na América do Sul do Museomix, uma maratona criativa internacional, que acontece simultaneamente em diversos países. Desde ontem, sexta-feira (10/11), 49 pessoas de diversas áreas, os chamados  "museomixers", trabalham de manhã até de noite, no prédio do Rainha da Sucata, pensando e construindo dispositivos inovadores de mediação entre acervos e visitantes. Estes protótipos poderão ser transformados em projetos permanentes e poderão ser conhecidos neste domingo, das 15h às 19h, no próprio Rainha da Sucata.

Divididos em seis grupos, são designers, artesãos, programadores, arquitetos, museólogos, professores, bibliotecários e artistas, entre profissionais e amadores. A presença de diferentes áreas ajuda o trabalho a fluir. O artista plástico e professor Paulo Susu, 33 anos, integra o grupo  UAI - Usabilidade, Acessibilidade e Interação e destaca que o evento conecta pessoas e ideias. “Mesmo que de grupos diferentes, conseguimos agregar no trabalho do outro. A fluência de ideias é muito rica e estamos unidos para entregar o melhor ao público, que é o nosso maior foco", afirma o museomixer. "Museu é lugar de história, então precisa ser um espaço democrático”, acredita Paulo.

Também participante da maratona,  a administradora e maker Luiza Costa, 23 anos, conta que os museus foram grandes influenciadores na sua história com a arte. “Através deles, eu conheci textos, autores e imagens que me despertaram para realidades que eu nunca veria fora desses espaços”, afirma a museomixer. Seu grupo está desenvolvendo uma  "cabine de memórias". “Museus contam histórias de pessoas e de artistas. A partir do momento que eu estou lá, minha história passa a interagir com aquela história também", diz Luiza. "As pessoas vão poder entrar e gravar vídeos de 20 a 30 segundos sobre uma história interessante que elas viveram ao longo de suas vidas, dentro ou fora dos museus”, explica.

Outro trabalho surpreendente que está sendo desenvolvido na maratona é um quebra-cabeça 3D, idealizado pelo grupo Circuito Offline. Para que as pessoas consigam montá-lo, é preciso visitar os espaços do Circuito Liberdade. Museomixer deste grupo, a professora Nicole Marinho, 33 anos, explica que cada equipamento do Circuito terá uma peça do jogo e várias dicas para encontrá-la. Ela conta que o objetivo do desafio é atrair os visitantes, principalmente os jovens, para que eles conheçam todos os espaços e possam desfrutar das riquezas dos ambientes destes equipamentos culturais.

 

Maratona começou na França

O Museomix teve origem na França, em 2011, e desde então já aconteceu em oito países e 43 museus. Em Belo Horizonte, o projeto está sendo realizado pelo Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) / Circuito Liberdade, e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes). A iniciativa conta também com a parceria da Embaixada da França no Brasil, do BDMG Cultural, da Prodemge, da Codemig, dos Centros Universitários Newton Paiva, UNA e  UniBH, da Bosh, da Atmosphera e da Gerdau, além de empresas e entidades.

 

Programação associada

A programação associada do Museomix Circuito Liberdade continua nos espaços. São atividades gratuitas e abertas ao público, como exposições, oficinas, mostra de games e palestras, todas voltadas para cultura, tecnologia e inovação. O destaque deste sábado (11/11)  foi o  Museomix Games - mostra de jogos de produção independente aberta a participantes de todo Brasil. Confira:

 

DOMINGO (12/11)

Exposição de protótipos criados durante a maratona Museomix

Mostra dos protótipos inovadores desenvolvidos por equipes multidisciplinares durante a maratona internacional Museomix.

Local: Rainha da Sucata

Horário: 15h às 19h

 

Quartoamado em processo

Exposição de processos de criação através de um ateliê vivo, aberto e temporário.

Local: CCBB BH

Horário: 9h às 21h

Realização: Quartoamado

 

Exposição Benfeitoria

Exposição de resultados do Oficinão da Benfs

Horário: 9h às 21h

Local: CCBB BH

Realização: Benfeitoria                   

Apoio: MM GERDAU- Museu das Minas e do Metal | JCHEBLY

 

Exposição Espaço Multiverso

Mostra dos Modelos Analógicos do Espaço Sideral 3D em Meio Fluido.

Horário: Terça a Sexta10h às 19h / Sábado e Domingo 12h às 19h

Local: Museu Mineiro

Realização: Centro Universitário de Belo Horizonte UNIBH

 

Programação especial da Buddys

  

Local: Praça da Liberdade- Alameda da educação

Horário: Das 10h às 16h

Atividades: Oficinas, drones e realidade virtual.

 

Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

Horário: Das 10h às 16h

Atividades: Palestras, oficinas e realidade virtual.

 

Local: Espaço do Conhecimento UFMG

Horário: Das 13h às 17h

Atividades: Palestras, oficinas e sessões do planetário.  

Local: Memorial Minas Gerais Vale

Horário: Das 10h às 15h30

Atividades: Oficinas e exibição de filmes.

 

Local: MM Gerdau

Horário: Das 10h às 16h00

Atividades: Palestras e exposições de projetos.

 

Faça um Comentário:

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *