12/11/2017

Museomix Circuito Liberdade chega ao fim com visitação do público aos protótipos

 

Museomix Circuito Liberdade chega ao fim com visitação do público aos protótipos  

Último dia da maratona criativa internacional é marcado por eventos para todas as idades

 

Após três dias de maratona, a primeira edição do Museomix Circuito Liberdade, em Belo Horizonte, chega ao fim. As seis equipes validaram suas ideias e as transformaram em protótipos inovadores de intermediação entre acervos e visitantes. O público poderá visitar  os resultados dos trabalhos no edifício Rainha da Sucata, na Praça da Liberdade, a partir das 15h até às 19h. A entrada é gratuita.

Os projetos desenvolvidos pelos museomixers, como são chamados os participantes da maratona, pretendem resgatar a história, a literatura e o patrimônio imaterial dos museus. Dentre os materiais escolhidos, estão documentos da época da construção de Belo Horizonte, fotos, documentos e filmes que mostram mudanças paisagísticas da cidade. Os protótipos, resultado deste trabalho criativo, poderão ser transformados em propostas permanentes dos museus.

A educadora Janaína Silva, mediadora da equipe Rizoma, conta que o protótipo “Rizo” tem como objetivo conectar os visitantes do Circuito Liberdade. Por meio de palavras-chave, eles poderão encontrar os locais que mais combinam com suas preferências, montando um roteiro personalizado, que pode ser compartilhado e modificado em rede. A museomixer diz que a sistematização dos dados no software é o maior desafio: “O programa é muito complexo devido à amplitude do acervo, então estamos apresentando um formato mais enxuto para que as pessoas entendam a nossa ideia” , explica Janaína.

Integrante da “Turma da Papuda”, o designer gráfico Bruno Araújo conta que a estratégia do seu grupo, para atender às demandas em tempo hábil, foi dividi-lo de acordo com as habilidades de cada integrante. O museomixer destacou o desejo do time: que a maratona resulte em novos olhares para os museus. “Não queremos que o museu seja visto como um lugar retrógrado, mas como um local evoluído que acompanha as mudanças da sociedade. É preciso unir as pessoas do museu antigo com o museu novo” , diz ele.

 

Programação associada

Conectada à maratona criativa, o final de semana foi marcado pela programação associada do Museomix. O destaque deste domingo (12/11) ficou com os “Programadores do futuro”, grande evento de empreendedorismo tecnológico, voltado para crianças e adolescentes, com o objetivo de fomentar essa cultura no país. Uma série de projetos realizados por crianças e adolescentes foi apresentado ao público com uso de lógica e conhecimentos em programação. A estudante Thayná Silveira salientou a importância da iniciativa: ”Atualmente, programar é uma habilidade tão fundamental quanto ler e escrever. É uma atividade difícil, mas quanto antes a inserção é feita, melhores são os resultados para a sociedade” , acredita ela.

 

Primeira vez na América do Sul 

Esta é a primeira vez que a maratona internacional Museomix é realizada na América do Sul. O primeiro Museomix  ocorreu em 2011 no Museu de Artes Decorativas (Musée des Arts Décoratifs), em Paris, por iniciativa dos seus inventores Stéphanie Bacquère, Samuel Bausson, Julien Dorra, Diane Dubray, Yves-Armel Martin, Christophe Monnet et Marie-Noéline Viguier. O desafio foi convidar o público a se apropriar de um museu para reinventar sua mediação. Atualmente, o Museomix atinge mais de 1000 participantes cada ano em vários países do mundo. 

Em Belo Horizonte, o Museomix Circuito Liberdade foi realizado pelo Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) / Circuito Liberdade, e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes). A iniciativa conta também com a parceria da Embaixada da França no Brasil, do BDMG Cultural, da Prodemge, da Codemig, dos Centros Universitários Newton Paiva, UNA e  UniBH, da Bosh, da Atmosphera e da Gerdau, além de empresas e entidades.

 

Exposição de protótipos criados durante a maratona Museomix

Mostra dos protótipos inovadores desenvolvidos por equipes multidisciplinares durante a maratona internacional Museomix.

Local: Rainha da Sucata

Horário: 15h às 19h

 

Quartoamado em processo

Exposição de processos de criação através de um ateliê vivo, aberto e temporário.

Local: CCBB BH

Horário: 9h às 21h

Realização: Quartoamado

 

Exposição Benfeitoria

Exposição de resultados do Oficinão da Benfs

Horário: 9h às 21h

Local: CCBB BH

Realização: Benfeitoria                   

Apoio: MM GERDAU- Museu das Minas e do Metal | JCHEBLY

 

Exposição Espaço Multiverso

Mostra dos Modelos Analógicos do Espaço Sideral 3D em Meio Fluido.

Horário: Terça a Sexta10h às 19h / Sábado e Domingo 12h às 19h

Local: Museu Mineiro

Realização: Centro Universitário de Belo Horizonte UNIBH

 

Programação especial da Buddys

  

Local: Praça da Liberdade- Alameda da Educação

Horário: Das 10h às 16h

Atividades: Oficinas, drones e realidade virtual.

 

Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

Horário: Das 10h às 16h

Atividades: Palestras, oficinas e realidade virtual.

 

Local: Espaço do Conhecimento UFMG

Horário: Das 13h às 17h

Atividades: Palestras, oficinas e sessões do planetário.  

Local: Memorial Minas Gerais Vale

Horário: Das 10h às 15h30

Atividades: Oficinas e exibição de filmes.

 

Local: MM Gerdau

Horário: Das 10h às 16h00

Atividades: Palestras e exposições de projetos

Faça um Comentário:

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *