12/12/2017

Circuito Liberdade oferece programação de Natal variada e gratuita

 

 

 

Circuito Liberdade oferece programação de Natal variada e gratuita

  Além das atrações dos espaços e abertura de salas restauradas do Museu Mineiro, corais e bandas se apresentam na Praça da Liberdade durante todo o período natalino

 

  O Circuito Liberdade oferece uma programação gratuita para a população, durante todo o período natalino. As atividades incluem apresentações de bandas e corais, no Coreto da Praça da Liberdade e nas escadarias dos espaços culturais, com grupos consagrados, como o coral BDMG e a Orquestra Jovem das Gerais. Além das apresentações musicais, uma extensa programação foi preparada nos equipamentos culturais que compõem o Circuito.

 A iluminação da praça, realizada pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), foi inaugurada no dia 07 de dezembro e abriu o período festivo de fim de ano. No dia seguinte, foi aberta a programação de bandas e corais, que contará com mais de 20 apresentações musicais na praça, além das atrações nos espaços do Circuito Liberdade.

 A Casa Fiat de Cultura exibe o presépio colaborativo feito pelo público em atelier aberto e com a curadoria do artista plástico Léo Piló, utilizando material reciclado. Nesta terceira edição do projeto, o presépio foi inspirado nos povos ameríndios: índios brasileiros, Incas, Maias e Astecas – e a flora e fauna do cerrado. O presépio pode ser visitado diariamente, das 10h às 21h, até o dia 06 de janeiro.

 Dentro da programação especial de fim de ano, o Planetário do Espaço do Conhecimento UFMG ganha sessões especiais. Além disso, o espaço preparou uma mostra fotográfica sobre os 120 anos de BH, que fica em cartaz do dia 12 ao dia 22 dezembro.

 A fachada do CCBB BH vai exibir uma projeção mapeada, de 15 de dezembro a 5 de janeiro, com luz, som e  efeitos tridimensionais. O setor educativo do espaço preparou atividades com tema do Natal e uma delas baseada na exposição “Ex-Africa”, que celebra o espírito de comunidade inspirada em tradições da África do Sul. A ideia é que cada visitante leve para casa um presente feito por outro visitante.  Esta é a maior e mais importante exposição de arte africana contemporânea realizada no Brasil.

 Museu Mineiro e os 120 anos da capital mineira

O Museu Mineiro, no Circuito Liberdade, também presenteia o público com a exposição “120 anos: Primeiros Registros”, que revela o começo da evolução de Belo Horizonte e poderá ser vista a partir do dia 20 de dezembro. São mais de cem obras que ficarão em exibição na Galeria de Exposição Temporária do Museu Mineiro e na Sala da Memória, dentro do Casarão.

 A mostra apresenta ao público um panorama da trajetória inicial da cidade por meio de quadros, fotografias, documentos, plantas cadastrais e objetos, com destaque para uma tela retratando o engenheiro construtor Aarão Reis (1853-1936) com o projeto original de BH nas mãos, e uma bonequinha de biscuit que pertenceu à menina Alice, uma das que participaram do primeiro sorteio de lotes da nova capital.

 “120 anos: Primeiros Registros” foi realizada por meio das equipes da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), da Superintendência de Museus e Artes Visuais (Sumav) e do Arquivo Público Mineiro.

 Sala das Sessões reaberta

Vale também uma visita por todo o Museu Mineiro, que reabre para visitação do público alguns de seus espaços que estavam em processo de restauração. A Sala das Sessões, que esteve fechada há aproximadamente seis anos,  teve suas pinturas e parietais e seu forro restaurados, o piso de madeira recuperado e instalada nova iluminação expositiva adequada para destacar o acervo pictórico exibido no local. Da coleção em exposição, destacam-se pinturas clássicas como as seis telas de autoria de Manoel da Costa Ataíde (1762-1830), o quadro “A Má Noticia”, do artista Belmiro de Almeida, pintado em 1897, telas de Aníbal Mattos e de outros expoentes da pintura mineira acadêmica do início do século XX.

 No hall de acesso às salas expositivas, o público poderá admirar um conjunto de pinturas parietais, descoberto durante a restauração, sob seis camadas de tinta, provavelmente de autoria de Frederico Steckel, o mesmo artista que atuou no Palácio da Liberdade. São figuras aladas, folhas de acanto e outras ornamentações.

 Na entrada do 2º pavimento, está em exposição obras de autoria do pintor natural de Ouro Preto Honório Esteves (1869-1933), com destaque para a obra O Pastor Egípcio e o retrato de Peter Lund. À frente da sala Honório Esteves, foi montada uma pequena galeria de retratos dos monarcas com figuras em óleo sobre tela de Dom João VI, Dona Maria I, Pedro I, Pedro II e o Brasão da família imperial.

 No primeiro pavimento, próximo à entrada do Casarão, fica a Sala Jeanne Milde, em homenagem à escultora belga (1900-1997) que chegou a BH em 1929, numa missão pedagógica européia, para trabalhar no ensino de arte e educação. O público poderá apreciar a escultura “As adolescentes”,  as pinturas de artistas renomados no cenário cultural mineiro dentre eles: Guignard, Amilcar de Castro, Márcio Sampaio, Mário Silésio, Érico de Paula, Maria Helena Andrés, Lótus Lobo, Yará Tupinambá, Aurélia Rubião, Inimá de Paula, entre outros.

   

Confira quando e onde se apresentam os corais e as bandas:

 * A programação está sujeita a mudanças devido ao período de chuvas

  * Confira no link a seguir as alterações no trânsito na região da Praça da Liberdade e áreas de estacionamento durante o período natalino: http://bit.ly/2AwBAsZ 

  

Coral Infanto Juvenil do Tribunal de Justiça de MG

 

DATA: 12/12

 HORÁRIO: 19h30

 LOCAL: Coreto

 

 

Banda Musical da Polícia Miltar de Minas Gerais 

 

DATA: 12/12

 HORÁRIO: 21h

 LOCAL: Coreto

 

  

Coral BDMG

 

DATA: 13/12

 HORÁRIO: 19h30

 LOCAL: Coreto

 

 Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar de MG

 

DATA: 13/12

HORÁRIO: 21h

LOCAL: Coreto

 

  

Coral Copasa

 

DATA: 14/12

HORÁRIO: 19h30

LOCAL: Memorial Vale

 

  

Coral da Assembleia de Minas Gerais

 DATA: 14/12

 HORÁRIO: 21h

 LOCAL: Coreto

  

 

Artistas da Paz

DATA: 15/12

HORÁRIO: 19h30

 LOCAL: Coreto

  

Banda Musical da Policia Militar de Minas Gerais

 DATA: 15/12

 HORÁRIO: 21h

 LOCAL: Coreto

 

 

Orquestra Jovem Das Gerais

 DATA: 18/12

 HORÁRIO: 19h

 LOCAL: Coreto

 

Coral Copasa

 DATA: 18/12

 HORÁRIO: 20h

 LOCAL: Coreto

 

 

Coral do Sesiminas

 DATA: 19/12

 HORÁRIO: 19h30

 LOCAL: Coreto

 

 Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros Militar de MG

 DATA: 19/12

 HORÁRIO: 21h

 LOCAL: Coreto

 

 

Coral GREMIG/CEMIG

 DATA: 20/12

 HORÁRIO: 19h30

 LOCAL: CCBB

 

Bombeiro Instrumental Orquestra show - BIOS

 DATA: 20/12

 HORÁRIO: 21h

 LOCAL: Coreto

 

 Coral Infanto Juvenil do Cefart-Fundação Clóvis Salgado

 DATA: 21/12

 HORÁRIO: 19h30

 LOCAL: Museu das Minas e do Metal

 

 

Academia Musical Orquestra Show- AMOS

 DATA: 21/12

 HORÁRIO: 21h

 LOCAL: Coreto

  

Academia Musical Orquestra Show - AMOS

DATA: 22/12

HORÁRIO: 21h

 LOCAL: Coreto

 

  

Serviço:

 Exposição: “Belo Horizonte – 120 anos: Primeiros Registros”

 Local: Museu mineiro – Avenida João Pinheiro, 342 – Belo Horizonte/MG

 Horário de Visitação: 3ª, 4ª e 6ª – 10h às 19h | 5ª – 12h às 21h | Sábados, domingos e feriados – 12h às 19h. Entrada gratuita

 Informações: (31) 3269-1103

 

 Programação completa: AQUI

 

 

 

 

 

 

 

 

Faça um Comentário:

Comentar

* = Preenchimento obrigatório
Nome *
Email *
Mensagem *